Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente ....
Início do conteúdo
Página inicial > Edições Anteriores > Todas as Edições > v. 23, n. 1 - jan./jun. 2009 > Editorial
RSS
A A A

Editorial

Editorial

Nosso periódico iniciou sua circulação em 1969, sob a direção do Médico Sanitarista Moacyr Scliar. São exatos quarenta anos. Motivo de comemoração. Desde então tem se pautado pela persistência na divulgação de artigos produzidos basicamente por profissionais do Sistema de Saúde e Universidades sediadas no Estado. A direção da Secretaria Estadual da Saúde assim planejou a revista, e, ao longo de décadas de diferentes administrações, permaneceu neste caminho, de promover espaço para a divulgação da produção científica regional. Mas os tempos são outros. Nos últimos números temos comentado o dilema que cercava cada edição, cada volume. Aquela trajetória inicial, que visava atender legítimas demandas locais, fortalecer o sistema local de saúde e dar visibilidade às experiências exitosas da saúde pública no Rio Grande do Sul, não tem conseguido forças para se manter. Esta orientação, cuja manutenção tem sido viabilizada com recursos do SUS estadual, torna-se cada vez mais inviabilizada. Os tempos mudaram e as exigências passam a ter outras implicações e características. Os avanços da ciência e o desenvolvimento da Pós-graduação no Brasil, ao mesmo tempo que qualificam as produções científicas, também impõem que os periódicos atendam aos requisitos que legitimam a excelência dos mesmos. Alinhar o Boletim da Saúde a essas novas requisições tornou-se o grande desafio. Sua abrangência local afastava os articulistas, uma vez que o sistema de avaliação de periódicos Qualis da CAPES e os novos indicadores de excelência demandam uma abrangência que perpassa o âmbito local, nacional e internacional. Adotar esta orientação significa ter garantida a ampliação da demanda de artigos, e a possibilidade de qualificar os trabalhos disponibilizados no Boletim da Saúde, mas significa também abandonar a política editorial de quase meio século. Sem outra alternativa, a Direção da Escola de Saúde Pública, após muitos debates e reflexões, optou por trilhar novos caminhos. Vamos (re) começar.

Neste número, dedicado à Influenza, demarcando um final significativo da política editorial, apresentam-se os esforços do Sistema de Saúde e das Universidades do Estado na mobilização e organização para o enfrentamento de uma crise anunciada. Crise que se apresentou antes do esperado, de uma nova epidemia. Alguns prenúncios já haviam ocorrido na Ásia, falava-se na vertente aviária, mas fomos surpreendidos pela cepa suína no hemisfério norte. Espera-se que a leitura dos artigos selecionados, tanto aqueles de cunho histórico, como os artigos originais, possam contribuir para entender melhor este intrigante fenômeno de Saúde Pública.

A política do Boletim de Saúde segue sua trajetória histórica, buscando alternativas que permitam atender às demandas de rápida atualização do conhecimento e acessibilidade às produções que o mantenham como instrumento de relevância para a Saúde Coletiva.

Paulo Antonio Barros Oliveira
EDITOR

Endereço da página:
Copiar
Anexos
Boletim de Saúde - ESP/RS